sexta-feira, 28 de maio de 2021

Respeito as nossas vidas!


Como encerramento das atividades de Maio Amarelo, teremos hoje mais uma palestra com tema relacionado a saúde no trânsito. 

Seguindo todos os protocolos exigidos pelo momento de pandemia, e com capacidade de convidados reduzida e com devido distanciamento entre as pessoas. 

Este ano, infelizmente, não pudemos ir para as ruas fazer nossas atividades de Maio Amarelo, tão importantes, mas não deixamos passar em branco o nosso cuidado e respeito com os condutores e principalmente, respeito as nossas vidas!

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Além da cadeirinha: o que muda com a nova lei de trânsito no transporte de crianças em carros e motos

Alterações promovidas no Código de Trânsito Brasileiro entram em vigor: descubra o que muda para quem

As alterações promovidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) entraram em vigor na última segunda-feira (12), mas ainda existem muitas dúvidas sobre o assunto. Até o jeito de transportar crianças em carros e motos está diferente.

Atualmente, os acidentes de trânsito são a principal causa de morte acidental entre crianças de até 14 anos de idade no Brasil. Todos os dias, três crianças nesta faixa etária perdem a vida e outras 29 são hospitalizadas em razão desses acidentes. Os dados são do Ministério da Saúde e da ONG Criança Segura.

A nova lei de trânsito muda uso das cadeirinhas?
Sim. A obrigatoriedade do uso das cadeirinhas/dispositivos de retenção foi incluída no CTB. A principal alteração é que agora existe a orientação de qual dispositivo de retenção utilizar para cada idade, peso e altura.

O que diz a lei:
Bebê conforto: indicado para crianças de até um ano de idade e até 13 kg;
Cadeirinha: utilizada para crianças de 1 a 4 anos de idade, que tenham entre 9 e 18 kg;
Assento de elevação: indicado para crianças de 4 a 7 anos e meio de idade que não tenham atingido 1,45 m de altura, com peso entre 15 e 36 kg;
Banco traseiro com cinto de segurança: crianças com mais de sete anos e meio de idade até 10 anos que ainda não tenham atingido 1,45 m de altura.

A nova lei de trânsito mudou o transporte de crianças em motos?

Sim. Até a última segunda (12), a legislação permitia que crianças maiores de sete anos viajassem na garupa. Agora, a idade mínima é de dez anos. Não respeitar essa lei também é passível de multa gravíssima com valor de R$ 293,47 e sete pontos no prontuário, além de remoção do veículo.

Vale lembrar que é obrigatório usar capacete e que o equipamento precisa ser compatível com o diâmetro da cabeça da criança.


Por Michelle Ferreira
Auto Esporte - www.autoesporte.globo.com

quarta-feira, 5 de maio de 2021

CNH muda para todos os motoristas

A CNH está com novas regras desde o dia 12 de abril de 2021, as mudanças vieram através da Lei 14.071/20 que alterou 57 pontos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Foi flexibilizada algumas punições, no entanto, tornou a legislação mais rígida em diversos outros pontos.

Os motoristas profissionais foram os mais beneficiados com a mudança no sistema de pontuação que permite um total de 40 pontos acumulados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) antes de ter o direito de dirigir suspenso.

Mudanças na CNH

Nova validade

  • CNH com 10 anos de validade: Condutores com até 50 anos vão renovar sua CNH somente a cada 10 anos;
  • CNH com 5 anos de validade: Condutores entre 50 e 70 anos vão precisar renovar sua CNH a cada 5 anos;
  • CNH com 3 ano de validade: condutores com idade superior a 70 anos precisarão renovar sua CNH a cada 3 anos.

O motorista precisa ficar ligado porque os novos prazos começam a valer a partir da próxima renovação. Ou seja, um motorista com 35 anos que tiver sua CNH vencendo este mês, será necessário realizar a renovação para então sua Carteira de Motorista ganhar a validade de 10 anos, ou seja, os prazos atuais precisam ser respeitados.

Nova pontuação

O que gerou bastante polêmica foi o novo limite de pontuação da CNH. Agora, os condutores vão poder atingir 40 pontos, podendo continuar dirigindo, entretanto, serão obrigados a respeitar as regras para conseguir chegar aos 40 pontos sem ter a licença de motorista suspensa:

20 pontos: Motoristas que tiverem duas infrações gravíssimas vão ter a CNH suspensa ao atingir 20 pontos;
30 pontos: Motoristas que tiverem apenas uma infração gravíssima terão a CNH suspensa ao atingir 30 pontos;
40 pontos: motoristas que não tiverem nenhuma infração gravíssima poderá acumular até 40 pontos para terem então sua CNH suspensa.

A penalização terá uma variação de dois a oito meses, caso ocorra novamente, poderá variar entre oito e dezoito meses, para ocorrer a suspensão direta.

Os motoristas profissionais vão estar sempre na regra de 40 pontos, independente da violação. Essa mudança era solicitada a muitos anos pelos motoristas profissionais, principalmente pelos caminhoneiros.

Porte da CNH

Uma das coisas que o motorista sempre passa um aperto e uma fiscalização, é não estar de posse da sua CNH. A partir de agora, o porte da Carteira de Motorista não é mais obrigatório desde que a fiscalização consiga comprovar em seu sistema que o motorista é habilitado e que esteja com o documento em dia.

Mudanças no processo de obtenção da CNH

O que também mudou foi o processo de obtenção da CNH:
Aulas noturnas deixam de ser obrigatórias;
Caso o candidato reprove no exame teórico e prático, o período ao qual o mesmo deveria aguardar para realizar uma nova tentativa foi revogado.


Por
Jorge Roberto Wrigt – jornalista do Jornal Contábil

terça-feira, 27 de abril de 2021

Como validar CNH digital no Denatran

Hoje em dia a Carteira Nacional de Habilitação, popularmente conhecida como CNH, está disponível também no formato digital (Carteira Digital de Trânsito). Isso foi feito, principalmente, para tornar a vida dos condutores muito mais prática.

O grande problema, entretanto, é que a validação desse documento eletrônico era algo bastante complexo.

A boa notícia é que os órgãos responsáveis pela validação da CNH tornaram o processo muito mais simples, e neste post você vai aprender como validar a CNH digital no Denatran.

Essa simplificação foi feita em parceria do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) com o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).

Com essa novidade, os condutores não precisam mais ir até o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e também não precisam mais do certificado digital.

Quem pode fazer a CNH Digital?

Para conseguir obter a CNH digital, é necessário que a sua carteira de motorista tenha sido emitida após maio de 2017. Isso porque depois desta data as CNHs contam com um Código QR na parte interna, o qual é fundamental para todo o processo. Depois, é claro, existem outros passos importantes até chegar na validação do documento.

É válido ressaltar também que o aplicativo da CNH digital tem um sistema de segurança para ser acessado somente pelo proprietário do smartphone. É isso mesmo. Tudo para realmente garantir que é a própria pessoa que está acessando o documento.

Afinal de contas, e se o celular for roubado? Não pode ser qualquer um que consiga ter acesso ao documento, não é mesmo?

Quer saber mais sobre esse assunto e aprender como validar a CNH digital no Denatran?

Então continue acompanhando este conteúdo até o final e lembre-se: não é mais necessário ir até o Detran para fazer a validação.

Veja as instruções e tenha uma boa leitura!

O que é necessário para validar a CNH digital?

Caso não saiba, a CNH digital pode ser gerada de forma gratuita, utilizando apenas o smartphone. Quer coisa mais prática?

Depois de ter feito o download do app Carteira Digital de Trânsito e a ativação do documento, a Carteira Digital de Trânsito pode ser acessada até mesmo sem que o celular esteja conectado à internet.

O único fator que não era tão prático era o fato de o motorista precisar ir até o Detran para fazer a ativação ou usar um certificado digital – que é difícil de emitir e também é bastante caro.

No entanto, como tudo está em constante mudança, hoje ficou ainda mais fácil de conseguir a CNH digital.

Utilizando um serviço disponibilizado pelo Denatran, não é mais preciso ir até o Detran ou ter um certificado digital para conseguir validar o documento digital.

É por isso que logo abaixo você vai conferir um passo a passo completo de como validar a CNH digital no Denatran.

App CNH Digital

O app CNH Digital oficial é desenvolvido pelo governo brasileiro e pode ser identificado pela imagem abaixo:

O aplicativo está disponível tanto para Android quanto para iOS.

A CNH Digital é a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação e possui o mesmo valor jurídico da respectiva versão impressa. A versão digital traz vantagens adicionais que propiciam maior mobilidade, praticidade e comodidade para o motorista.

Passo a passo para validar a CNH digital no Denatran

Chegou o momento de aprender como validar a CNH digital no Denatran e conseguir ter acesso a esse documento eletrônico de forma ainda mais prática.

A dica antes do passo a passo é colocar em prática cada etapa assim que você faz a leitura do artigo. 

Dessa forma, a chance de ficar perdido ou de esquecer alguma parte é muito pequena.

Acompanhe o passo a passo:

Passo 1: Baixe o app da CNH Digital

Em primeiro lugar, é preciso fazer o download do aplicativo oficial da Carteira Digital de Trânsito (CDT) (versão para iOS aqui e versão para Android aqui).

Passo 2: Faça o cadastro da CNH Digital

Baixou o aplicativo? Então próximo passo é fazer o cadastro no aplicativo. O acesso é realizado através da Conta de Acesso Único da Administração Pública Federal – gov.br, portanto é necessário clicar no botão “Entrar com gov.br” para se cadastrar (caso você já tenha cadastro no gov.br, informe o seu CPF e senha para prosseguir).

Passo 3: Confirme o cadastro

Durante o cadastro será solicitado um e-mail. É muito importante fornecer aquele de uso diário, afinal o sistema da CNH digital te mandará um e-mail com um link. Só é possível ativar o cadastro abrindo o e-mail e clicando neste link. Portanto, fique atento (a).

Passo 4: Faça o login

Após ter ativado o cadastro, é só voltar no aplicativo e fazer o seu login informando CPF e senha.

Passo 5: Baixe a CNH Digital

O próximo passo é baixar a CNH Digital para o seu smartphone. Selecione a opção “Habilitação” e depois clique em “Toque para baixar sua CNH”.

Passo 6: Informe os dados da CNH

Na tela seguinte, você deve informar os dados da sua CNH; é necessário digitar o número de registro da CNH e o código de segurança da CNH.

cnh digital

Passo 7: Cadastre a chave de acesso

Para adicionar a CNH no aplicativo Carteira Digital de Trânsito é necessário criar uma chave de acesso. Essa chave é composta por 4 dígitos. Ela é necessária para evitar o acesso indevido de terceiros às informações da CNH caso o seu aparelho seja perdido ou furtado. Após cadastrar a chave, você poderá fazer também o cadastro para acessar a CNH Digital por biometria.

Após finalizar o cadastro da chave de acesso/biometria, a sua CNH estará liberada para ser consultada pelo aplicativo sempre que você desejar.

A CNH digital tem a mesma validade da CNH impressa?

A CNH digital tem o mesmo valor jurídico da impressa, sendo assim se alguém for parado por uma fiscalização e apresentar a CNH pelo smartphone não tem nenhum problema. Na verdade, é a mesma coisa de mostrar a impressa.

A única questão é que é fundamental estar sempre com a bateria do celular carregada, caso prefira andar apenas com o documento digital.


 FONTE: DENATRAN